SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA - 05/02/2025 06:20

STJ derruba tese de "racismo reverso" e entende que não há injúria racial contra branco

Por unanimidade, a sexta turma do Superior Tribunal de Justiça anulou aplicação ao analisar caso de homem branco que acusou um negro por racismo
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Edifício sede do Superior Tribunal de Justiça | Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

A sexta turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que não é cabível a apuração do crime de injúria racial quando a vítima for uma pessoa branca, e quando a ofensa tiver como causa exclusiva a cor da sua pele. Os ministros seguiram o entendimento do relator, Og Fernandes.

"Embora não haja margem a dúvidas sobre o limite hermenêutico da norma, é necessário reforço argumentativo para rechaçar qualquer concepção tendente a conceber a existência do denominado racismo reverso", afirmou o relator.

Os integrantes da corte entenderam que, nesta situação, o delito a ser apurado é a injúria, na modalidade considerada 'simples'.

O crime de injúria racial é previsto na lei e acontece quando alguém ofende outra pessoa "em razão de raça, cor, etnia ou procedência nacional". A pena é de 2 a 5 anos de prisão. Já a injúria na modalidade simples acontece com a ofensa à dignidade ou decoro de alguém. A pena é de um a seis meses de prisão.

Entenda o caso

O processo penal começou em Alagoas. Em julho de 2023, um homem negro foi denunciado pelo Ministério Público de Alagoas por injúria racial contra um homem branco, de origem europeia.

O homem negro teria chamado a vítima de "escravista, cabeça branca europeia" em diálogos de um aplicativo de mensagens. De acordo com a defesa, feita pelo Instituto do Negro de Alagoas, isso ocorreu após negócios frustrados entre os dois. O homem negro teria trabalhado sem receber do branco, que também teria prometido parte de um terreno e não cumprido o acordo.

Fonte: SBT NEWS
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...